FANDOM

Urano
Urano.jpg
Informações
Nome Completo

Urano

Sexo

Masculino.png Masculino

Pseudônimo

Protógeno do Céu
Pai dos Titãs
Antigo Senhor dos Céus

Família

Gaia (Esposa)
Titãs, Ciclopes Antigos e Hecatônquiros (Filhos)
Titãs e Afrodite (Filhas)

Cor do Olho

Qualquer cor

Cor do Cabelo

Preto (Percy Jackson e os Deuses Gregos)

Espécie

Protógeno

Afiliação

Ele mesmo

Residência

O Céu

Estado

Disseminado (Possivelmente)

Aparições

Percy Jackson e os Deuses Gregos
O Ladrão de Raios (Mencionado)
A Maldição do Titã (Mencionado)
A Batalha do Labirinto (Mencionado)
O Herói Perdido (Mencionado)
A Marca de Atena (Mencionado)
A Casa de Hades (Mencionado)
O Sangue de Olimpo (Mencionado)

Se você fizer isso, Cronos, vou amaldiçoar você! Algum dia seus próprios filhos vão destruí-lo e tomar o seu trono, assim como você está fazendo comigo!

–Urano para seu filho Cronos

Urano é a personificação grega do céu. Ele é um dos protógenos, ou "primogênito", os primeiros seres a ter brotado do vazio do Caos. Urano é a palavra grega para céu, e seu equivalente romano é Caelus. Os gregos imaginavam o céu como uma cúpula sólida de latão cujas bordas desceram para descansar nas extremidades mais afastadas da terra. Ele era o marido de Gaia, e ele gerou os Titãs com ela antes de ser destruído por seu filho, Cronos.

História Editar

Urano e Gaia eram os protógenos do céu e da terra, respectivamente. Eles se tornaram consortes e criaram seus filhos: os Ciclopes, os Hecatônquiros e os Titãs.

Urano não se importava com seus filhos. De fato, ele os odiava. Ele odiava, principalmente, aqueles seus filhos que não eram normais, como os hecatônquiros e os ciclopes mais velhos. Eles eram feios em sua opinião e ele queria que eles se fossem. Mas ele não podia matá-los porque eram imortais, como ele.

Em vez disso, Urano acorrentou os seis deles com cadeias negras extremamente duráveis ​​(forjadas da escuridão do céu noturno) e posteriormente lançou-os para o Tártaro. Isso causou grande dor em Gaia. Ela também estava furiosa porque eram seus filhos, e Urano não se importava com eles. Ela pediu a seus filhos, os Titãs, para se livrar de Urano para que ela pudesse salvar os ciclopes e os hecatônquiros. Somente seu filho mais novo, Cronos, era corajoso o suficiente para fazer isso. Como a primeira traição ainda não acontecera, Urano ignorava os planos de sua esposa. Cronos então pegou uma foice de pedra que Gaia fez e castrou seu pai antes de cortá-lo em pedaços. Cronos então jogou seus restos no mar como um gesto de desgraça para Oceano, que se recusou a ajudar a derrubar seu pai. Da espuma surgiu Afrodite. Urano então amaldiçoou Cronos, afirmando que seu filho viria para derrubá-lo, assim como ele tinha feito com ele. Nada foi mencionado sobre Urano mais tarde, desde que sua forma foi espalhada tão fina que nunca mais foi capaz de formar uma consciência novamente.

Percy Jackson e os Olimpianos Editar

O Ladrão de Raios Editar

Poseidon mencionou Urano para seu filho, Percy Jackson, enquanto discutia com o seu pai, Cronos.

A Maldição do Titã Editar

Urano não aparece formalmente, mas é mencionado pelo General. Diz-se que um titã deve sustentar o Céu porque Urano se foi e o Céu ainda anseia abraçar a Terra. Atlas, um Titã, é atribuído a este tormento como da Primeira Guerra Olímpica.

A Batalha do Labirinto Editar

Urano e Gaia são mencionados por Annabeth e uma náiade.

Os Heróis do Olimpo Editar

O Herói Perdido Editar

O Treinador Hedge mencionou-o quando ele estava contando a história de Gaia e como ela convenceu Cronos a pegar uma foice e matar Urano. Quando ele disse isso, Piper McLean olhou para o céu, como se estivesse vendo olhos e uma boca. Talvez imaginando Urano, seu avô.

A Casa de Hades Editar

Ele foi mencionado quando Bob e Crio falaram sobre segurá-lo enquanto Cronos o cortava em pequenos pedaços.

O Sangue do Olimpo Editar

Ao procurar uma maneira de derrotar Gaia, Jason Grace pede conselho à Kymopoleia e ela lembra-lhe a derrota de Urano, provando que um deus primordial pode ser derrotado. Inspirando-se na derrota dos Titãs contra Urano, Leo Valdez apresenta um plano que Apolo confirma que poderia funcionar, mas mataria qualquer mortal próximo. Após a ascensão de Gaia, Leo, Festus, Jason e Piper McLean levam Gaia alto no céu, cortando-a da fonte de seu poder como os Titãs fizeram com Urano, que foi a fraqueza que Kymopoleia insinuou que levou Urano a derrota. A essência de Gaia acaba dispersa por Leo e Octavian e mais tarde afirmou que, como o céu após a derrota de Urano, a Terra continua a existir sem Gaia e continuar normal.

Personalidade Editar

Urano era um pai terrível, e ele não se importava com os filhos. Ele também era um marido terrível, porque não lhe incomodava que Gaia estivesse tão triste com a perda de seus filhos. No entanto, é possível que Urano a ame ou a deseje um pouco, embora não esteja claro onde ele está ou o que está fazendo, como afirmado em A Maldição do Titã por Atlas, que disse: "O Céu ainda anseia abraçar a Terra". Em Percy Jackson e os Deuses Gregos, é afirmado que seu filho Cronos tinha herdado sua infame crueldade e mau temperamento de Urano.

Aparência Editar

Em Percy Jackson e os Deuses Gregos, Urano é descrito como alto e musculoso, com cabelos longos e escuros. Ele só usava uma tanga, e sua pele mudava de cor - às vezes azul com padrões nebulosos (durante o dia), às vezes escuro com estrelas cintilantes (durante a noite).

Habilidades Editar

Ele presumivelmente tem poderes de um deus, mas ele é extremamente poderoso, sendo um dos Protógenos:

  • Atmokinesis: Como protógeno do céu, ele tem controle absoluto e autoridade divina sobre o tempo.
  • Aerokinesis: Como protógeno do céu, ele tem controle absoluto e autoridade divina sobre o ar.
  • Cadeias da Escuridão: Como visto em Percy Jackson e os Deuses Gregos, Urano poderia usar a escuridão do céu noturno para gerar cadeias negras extremamente duráveis, com as quais ele amarrou seus velhos ciclopes e hecatônquiros crianças antes de jogá-los no Tártaro.
  • Poder Supremo: Urano tem poder superior ao da maioria dos olimpianos, gigantes e titãs, vendo que ele é um antigo deus alto e foi capaz de encadear e jogar muitos de seus filhos poderosos no Tártaro sozinho (uma façanha que exigia Cronos, Atlas e Hiperíon trabalhando juntos para replicar mais tarde).
  • Linguagem da Fluência do Antigo Tempo: De acordo com Tyson em A Batalha do Labirinto, esta é a língua antiga que Gaia falou aos Titãs, Ciclopes mais velhos e Hecatônquiros antes do nascimento dos deuses do Olimpo. Urano e Gaia devem ter ser comunicado também nesta língua.

Curiosidades Editar

  • A primeira e única aparição de Urano foi em Percy Jackson e os Deuses Gregos.
  • O sétimo planeta do sol, Urano, é nomeado após ele.
  • Em alguns mitos, Urano nasceu como um filho de Gaia antes dele se tornar seu consorte.
  • É mencionado que Gaia não pode ser derrotada e só pode ser mantida adormecida; No entanto, não se sabe por que Urano realmente morreu quando Cronos o cortou em pedaços. No entanto, desde que Atlas disse que "o céu ainda anseia abraçar a terra", Urano ainda pode estar vivo de alguma forma.
    • Cronos, como Urano, foi cortado em pedaços com a foice, mas sua essência continuou existindo, embora aprisionado no Tártaro. Isso pode significar que o próprio Urano ainda está vivo, existindo sem um corpo físico.
    • Também foi especulado por alguns estudiosos da mitologia grega que, depois que Cronos cortou suas partes íntimas, ele fugiu de volta a seu domínio com medo da foice. Poderia ser que Gaia tivesse feito a foice especificamente para prejudicar Urano.
    • Também é possível que Urano desvaneceu-se quando seu neto mais novo, Zeus, se tornou Senhor do Céu.
    • Urano pode ter sido disseminado como Cronos e Gaia foram. Foi demonstrado com a derrota de Gaia que mesmo os deuses primordiais podiam ser espancados desta forma e a menção foi feita de Gaia, agora sugerindo que Urano também estava disseminado.
  • Urano é pai de Cronos, que é pai de Zeus, Poseidon e Hades, fazendo Urano o bisavô de Percy Jackson, Thalia Grace, Jason Grace, Hazel Levesque, Bianca e Nico di Angelo.
  • Ele é avô dos Três Grandes.
  • O elemento periódico Uranium é nomeado após ele.
  • Afrodite foi formada a partir das espumas do mar dos restos mortais de Urano espalhados no mar por Cronos, consequentemente tecnicamente fazendo-lhe seu pai e avô dos membros da Cabine de Afrodite.
  • Ouranophobia (também conhecido como Uranophobia) é o medo do céu, que é nomeado após Urano.
  • Os romanos simplesmente latinizaram seu nome como "Urano", com o qual eles o chamam a maior parte do tempo. No entanto, eles têm um nome latino não-grega para Urano, e é "Caelus".
  • A palavra francesa Ciel que significa "céu" é derivada de seu nome latino, Caelus.
  • É implícito que desde que Cronos destruiu sua forma mortal, Urano é incapaz de retornar à terra.
  • Os Sete se inspiraram na derrota de Urano para derrotar sua esposa Gaia.
  • Seu equivalente egípcio é Nut.

Também no FANDOM

Wiki aleatória